Skip to content

Como funciona a Manutenção de Extintores e sua Inspeção?

Saiba como funciona a manutenção e inspeção dos extintores de incêndio. Veja as partes como Anel, Rótulo e Selo para uma manutenção e inspeção de extintor.

Manutenção de extintores de incêndio

A manutenção de extintores é um serviço corretivo ou preventivo, que como citado deve ser realizado por empresas que possuem um registro no SBAC, órgão competente por garantir que serão seguidas as normas do INMETRO e ABNT e que a empresa conta com profissionais, ferramentas, local e equipamentos adequados para a desmontagem e reparo adequado dos extintores, mantendo sua adequada eficácia, funcionamento e operação com total confiabilidade e segurança. E garantindo a segurança do usuário que irá operar o extintor no caso de um incêndio.

A manutenção dos extintores está dividida em 3 níveis, sendo eles:

Manutenção de 1º nível

Normalmente neste procedimento é feito a inspeção técnica diretamente no local onde o extintor está instalado. Realizada a limpeza, reaperto e/ou substituição de componentes do extintor não submetidos à pressão;

Manutenção de 2º nível

Neste caso é necessário que o extintor seja retirado e levado até a empresa que realizará a manutenção do equipamento. Ela procede com a desmontagem completa do extintor para limpar os componentes, inspeção das peças e partes internas, ensaios nos componentes, recargas e pressurização, colocação dos anéis, travas e lacres;

Manutenção de 3º Nível

A manutenção de terceiro nível adota os mesmos procedimentos  que as de 2º nível, fazendo uma revisão completa dos extintores de incêndio, acrescendo o ensaio hidrostático, que verificará vazamentos e a resistência do instrumento.

No caso da realização dos serviços de manutenção de terceiro nível, o extintor de incêndio e seus componentes deverão serem submetidos aos ensaios de verificação de vazamento, de acordo com as normas da ABNT de referência.

Se após a inspeção for definida a necessidade de manutenção do equipamento e durante a mesma for demandada a substituição de qualquer componente do extintor, esse novo componente deve atender ao estabelecido, sendo que, especificamente com relação ao pó para extinção de incêndio deve atender a NBR 9695 e ao descrito no item 6.3.  

Manutenção de Extintores
Manutenção de Extintores

Também deve-se saber que o material do tubo-sifão deve ser aquele indicado nas normas de fabricação descritas na Seção 4 do manual do fabricante do modelo de extintor em que for realizado o procedimento.

A inspeção ou verificação deve ser feita de forma mensal pelo proprietário ou responsável pela manutenção do local ou edificação em que o extintor está localizado. O procedimento como dito anteriormente deve ser feito observando as condições externas de pintura e conservação do cilindro bem como indicadores de pressão e lacre do equipamento.

Esta frequência pode ser aumentada no caso de um local definido como com alto risco de incêndio estabelecido durante as instruções do bombeiro ou elaboração de distribuição dos extintores pelo local.

O ideal é que a inspeção ou conferência periódica verifique:

  • O extintor de incêndio está instalado na localização adequada a sua classe, risco de fogo e faixa de temperatura de operação, com a adequada sinalização e fixação no suporte adequado, desobstruído e com fácil visualização;
  • Se existe danos externos ou corrosão visível do equipamento;
  • As condições do lacre, evidenciando a inviolabilidade do extintor;
  • Existem informações dos prazos limites descritos para s próximos serviços de inspeção e manutenção;
  • Os quadros de instruções do extintor de incêndio estão legíveis e estão corretos ao tipo e modelo;
  • Caso o modelo de extintor possua um suporte móvel se as condições de uso do conjunto de rodagem e transporte estão funcionais e preservadas;
  • Analisar a as condições aparentes das mangueiras de descarga, válvulas, punhos, difusores e cilindros para o gás expelente (ampola), quando for o caso do modelo;
  • As condições e a posição do ponteiro indicador de pressão, bem como se encontra-se na faixa adequada de operação;
  • Se não existem obstruções no orifício de descarga.
  • No caso dos extintores de incêndio com cargas de dióxido de carbono (CO2), os registros da massa do extintor de incêndio completo com carga (PC) e da massa do extintor vazio (PV) indicados na válvula;
  • Nos casos do extintor de incêndio de carga de dióxido de carbono (CO2), a condição da carga real de gás é realizada por meio da verificação da massa (pesagem), comparando o peso aferido com o valor indicado na válvula de descarga, com tolerância de até menos 10% da carga nominal;

Não é permitido que sejam submetidos à manutenção os recipientes dos extintores de incêndio de baixa pressão, os cilindros dos extintores de incêndio de alta pressão e os cilindros para o gás expelente que não possuam as seguintes marcações à punção:

  • A identificação do fabricante do extintor de incêndio;
  • O número do recipiente ou cilindro do equipamento;
  • Especificada a sua data de fabricação;
  • Norma Brasileira de fabricação do modelo;
  • Código de projeto (para os modelos de extintores com fabricação a partir de 2006).
Manutenção de Extintores, Inspeção ou conferência periódica de Extintores
Inspeção ou conferência periódica de Extintores

Procedimentos mais comuns a manutenção de primeiro nível de extintores de incêndio, que podem ser realizados diretamente no local onde se encontra o instrumento.

  • Limpeza dos componentes aparentes do equipamento;
  • Reaperto dos componentes roscados do extintos que não estejam submetidos à pressão;
  • Instalação, atualização ou substituição do quadro de instruções de uso do modelo;

Os procedimentos de Manutenção de segundo nível do extintor de incêndio, consistem de procedimentos com caráter preventivos e corretivos, e compreendem:

  • Modelos de extintores fabricados anteriormente à NBR 15808 e NBR 15809, após término da garantia do fabricante ou uso;
  • Os extintores de incêndio que foram produzidos em conformidade com a NBR 15808 ou NBR 15809, durante o período de garantia do fabricante e deve ser realizado conforme manual de manutenção do fabricante;
  • Para os extintores com carga de dióxido de carbono, fica a critério da empresa que realizou a manutenção de 2º nível ou 3º nível determinar o prazo máximo da manutenção de 2º nível, respeitando como data limite da última manutenção de 3º nível realizada no equipamento.

A Manutenção de terceiro nível do extintor possui caráter preventivo e corretivo, e visa verificar a resistência e as condições de operação:

  • O extintor deve ser submetido a este nível de manutenção em um intervalo máximo de cinco anos, a partir de sua data de fabricação ou do último ensaio hidrostático.
  • Independentemente da data de realização do último ensaio hidrostático, os recipientes e cilindros devem ser submetidos imediatamente a este ensaio, quando não for possível identificar a data do último ensaio hidrostático.
  • Quando o extintor apresentar qualquer uma das situações previstas a seguir: corrosão no recipiente, cilindro ou nas partes que possam ser submetidas à pressão momentânea ou que estejam submetidas à pressão permanente.
  • Quando o extintor apresentar corrosão nas partes externas contendo mecanismo ou sistemas de acionamento mecânico; defeito na alça de transporte ou gatilho de acionamento, desde que estes constituam parte integrante de componentes sujeitos à pressão permanente ou momentânea; submetidos a danos térmicos ou mecânicos.

Extintores Tipos de Informações e Itens de Segurança essenciais

Anel

Todos os  extintores possuem informações como a data da última inspeção ou manutenção, próxima inspeção e garantia.

Como saber quando extintor foi recarregado?

Confira o anel afixado na válvula do extintor, ela informa o ano em que o equipamento sofreu sua última recarga.

Inspeção Extintor para saber quando for recarregado
Inspeção Extintor para saber quando for recarregado

Nos anéis de metal a data é gravada, já extintores que possuem o anel de plástico informam a data pela cor do anel conforme abaixo:

  • O anel púrpura: indica que o extintor foi recarregado em 2018
  • O anel laranja: indica que o extintor foi recarregado em 2017
  • O anel preto: indica que o extintor foi recarregado em 2016
  • O anel azul: indica que o extintor foi recarregado em 2015
  • O anel branco: indica que o extintor foi recarregado em 2014
  • O anel verde: indica que o extintor foi recarregado em 2013
  • O anel amarelo: indica que o extintor foi recarregado em 2012

O anel também deve informar qual o nome da empresa que realizou o serviço.

Selo

O Selo holográfico de Conformidade do Inmetro assegura que o extintor de incêndio foi produzido e que sua manutenção foi realizada empresas credenciadas pelo Inmetro.

Nos extintores novos este selo é avermelhado trazendo as informações do fabricante. Nos equipamentos que já passaram por processo de manutenção o selo é azulado informando a empresa e a data de realização da manutenção.

Rótulo

As empresas também afixam seu rótulo no extintor sempre que realizam as manutenções. Ele informa a data em que o instrumento foi inspecionado, recarregado ou reparado, bem como a data para a próxima inspeção e as condições de garantia do extintor.

Inspeção do extintor

Os extintores devem ser inspecionados constantemente seguindo as normas da ABNT, sua última atualização foi realizada em 2016 segundo a norma 12962, que definiu diversos critérios para a qualidade dos extintores de incêndio e requisitos para sua correta e periódica inspeção e manutenção, sejam os equipamento sobre rodas ou de formato portátil. Essas normas visam aumentar a eficácia e segurança dos usuários durante a utilização dos instrumento.

A norma visa definir a inspeção dos extintores mediante um exame rotineiro que antecede a manutenção do equipamento, já que a manutenção do extintor demanda um profissional capacitado e uma empresa registrada no SBAC (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade).

 Manutenção de Extintores e Inspeção
Inspeção de Extintores

A inspeção é feita sem que o equipamento seja desmontado verificando pelos aspectos externos se é necessário reivindicar que a manutenção seja feita em tal equipamento. A norma define que deve ser avaliada a pintura e estado do cilindro do extintor.

A única exceção é para os extintores com carga de água com válvulas pneumáticas e com carga de CO2 com de meia polegada 14 NP ou meia polegada 14 NGT, bem como extintores om cilindros cromados.

Regiões de São Paulo onde você pode fazer a Manutenção de Extintores

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Principais Regiões do Brasil onde você pode fazer a Manutenção de Extintores

  • Rio de Janeiro 
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba 
  • São José do Rio Preto 
  • Itatiba 
  • Amparo 
  • Barueri 
  • Ribeirão Preto
  • Marília 
  • Louveira 
  • Paulínia 
  • Bauru 
  • Valinhos 
  • Bragança Paulista 
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia 
  • Taubaté 
  • Araras 
  • São Carlos 
  • Itupeva 
  • Mendonça 
  • Itu 
  • Vinhedo 
  • Marapoama 
  • Votuporanga 
  • Hortolândia 
  • Araçatuba 
  • Jaboticabal 
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Bandeira caruaru.jpg Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança 
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba

Gostou do Site Extintores?

Vote Agora

Média: / 5. Total:

Scroll Up